segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ações da Intervenção

ESCOLA MUNICIPAL GUIOMAR PEREIRA
              ATO DE CRIAÇÃO – 593 / 89 – PORTARIA 437 / 95 – D. O. 01 / 12/ 95
AV: MOXOTÓ-S/N BAIRRO OLIVEIRA BRITO
                                                         TEL: 3281-5948


AÇÃO
RESPONSÁVEL
PROBLEMAS ENCONTRADOS
* Firmar termo de compromisso com os pais.
* Direção / Coordenação
* Não compromisso do terno de compromisso.
* Realização de reforço de matemática,
* Professores / alunos
* Dificuldades na leitura e na escrita.
* Ausência dos alunos.
* Realização  do reforço português .
* Professores / alunos

* Realização do reforço de alfabetização.
* Professores / alunos

* Apresentação da estatística da Unidade nas atividades complementares.
* Direção
* Número de reprovados nas disciplinas, falta de acompanhamento dos pais.
* Realizar o projeto de leitura  I – etapa .

* Levantamento das dificuldades e possibilidades de leitura no A.C.

* Seleção dos livros a serem apresentados as crianças como: Fantoches, aventais se história, dramatização, personagem confeccionados.

* Professores / Coordenação  / Direção.
* Resistência de alguns professores em participar da realização do projeto.

AÇÕES PLANEJADAS - REALIZADAS








AÇÕES NÃO REALIZADAS


AÇÃO
RESPONSÁVEL
MOTIVOS PELOS QUAIS A AÇÃO NÃO FOI REALIZADA
* Encontro dos professores
do reforço com os professores da turma.
* Direção / Coordenação
* Os professores realizavam as AC´s em datas diferentes.Conseguimos um encontro

* Acompanhamento mais próximo do coordenador pedagógico.
* Professor / Coordenador.
* Grande demanda de atribuições da coordenação com as salas regulares.

* Realização de AC´S específicas para os professores do reforço.
* Professor / Coordenador / Direção.
* Horários de AC´s destinados as séries regulares.



























AÇÕES NÃO PLANEJADAS - REALIZADAS


AÇÃO
RESPONSÁVEL
COMO ESTA AÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA ALCANÇAR O OBJETIVO DA INTERVENÇÃO
* Comemorar o Dia do Livro Infantil.

* Apresentar a História e quem foi Monteiro Lobato.

*Coreografia.

* Apresentação dos personagens do sítio do Pica Pau.

* Professor / Coordenador / Direção.
* Reconhecimento do valor de Monteiro Lobato para a literatura brasileira.
* Cantinho da leitura.
*Coordenação
* Levantamento de dados e reflexão junta aos professores para identificação de problemas e mudanças na práxis pedagógica.
* Estatística de desenvolvimento da leitura.
* Coordenação / Vice- direção
* Apresentar uma forma de dados os problemas e evolução da leitura em cada turma.








RELATÓRIO DE INTERVENÇÃO





      A proposta do reforço escolar para alunos que apresentam dificuldades em acompanhar a série regular em que está inserido n vem surgindo cada vez mais no cenário educacional, diante desta necessidade foi realizado uma prévia de seleção dos alunos que apresentam as dificuldades de desenvolvimento na aprendizagem e convidamos os pais para juntos firmamos um acordo de compromisso e pareceria em prol da melhoria da aprendizagem e da assiduidade dos filhos ao reforço escolar a ser realizado no turno oposto.
     Infelizmente apesar de toda a sensibilização feita junto aos pais a baixa freqüência dos alunos vem prejudicando o sucesso desta iniciativa que aparece como mais um suporte a favor da educação de qualidade, desta forma não conseguiu avançar conforme o previsto.

























Análise Crítica do Projeto de Intervenção




O objetivo maior do Projeto de Intervenção é melhorar a qualidade do ensino  nas séries iniciais,tendo com isso um alicerce mais forte para as séries seguintes.
Como todo projeto encontrou percalços, no que diz respeito à participação das famílias dos alunos envolvidos no reforço escolar no turno oposto. Apoio este importante para o sucesso pretendido.
A escola como um ambiente com espaços diversificados para atividades intelectuais (reforço escolar), buscou suprir as lacunas encontradas, trabalhando a leitura de forma mais efetiva.
Enfim, o primeiro passo foi dado acreditando que é possível fazer educação de qualidade enfrentando desafios, quebrando barreiras e buscando soluções para alcançar objetivo traçado.