ATO DE CRIAÇÃO – 593 / 89 – PORTARIA 437 / 95 – D. O. 01 / 12/ 95
AV: MOXOTÓ-S/N BAIRRO OLIVEIRA BRITO
TEL: 3281-5948
AÇÃO | RESPONSÁVEL | PROBLEMAS ENCONTRADOS |
* Firmar termo de compromisso com os pais. | * Direção / Coordenação | * Não compromisso do terno de compromisso. |
* Realização de reforço de matemática, | * Professores / alunos | * Dificuldades na leitura e na escrita. * Ausência dos alunos. |
* Realização do reforço português . | * Professores / alunos | |
* Realização do reforço de alfabetização. | * Professores / alunos | |
* Apresentação da estatística da Unidade nas atividades complementares. | * Direção | * Número de reprovados nas disciplinas, falta de acompanhamento dos pais. |
* Realizar o projeto de leitura I – etapa . * Levantamento das dificuldades e possibilidades de leitura no A.C. * Seleção dos livros a serem apresentados as crianças como: Fantoches, aventais se história, dramatização, personagem confeccionados. | * Professores / Coordenação / Direção. | * Resistência de alguns professores em participar da realização do projeto. |
AÇÕES PLANEJADAS - REALIZADAS
AÇÕES NÃO REALIZADAS
AÇÃO | RESPONSÁVEL | MOTIVOS PELOS QUAIS A AÇÃO NÃO FOI REALIZADA |
* Encontro dos professores do reforço com os professores da turma. | * Direção / Coordenação | * Os professores realizavam as AC´s em datas diferentes.Conseguimos um encontro |
* Acompanhamento mais próximo do coordenador pedagógico. | * Professor / Coordenador. | * Grande demanda de atribuições da coordenação com as salas regulares. |
* Realização de AC´S específicas para os professores do reforço. | * Professor / Coordenador / Direção. | * Horários de AC´s destinados as séries regulares. |
AÇÕES NÃO PLANEJADAS - REALIZADAS
AÇÃO | RESPONSÁVEL | COMO ESTA AÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA ALCANÇAR O OBJETIVO DA INTERVENÇÃO |
* Comemorar o Dia do Livro Infantil. * Apresentar a História e quem foi Monteiro Lobato. *Coreografia. * Apresentação dos personagens do sítio do Pica Pau. | * Professor / Coordenador / Direção. | * Reconhecimento do valor de Monteiro Lobato para a literatura brasileira. |
* Cantinho da leitura. | *Coordenação | * Levantamento de dados e reflexão junta aos professores para identificação de problemas e mudanças na práxis pedagógica. |
* Estatística de desenvolvimento da leitura. | * Coordenação / Vice- direção | * Apresentar uma forma de dados os problemas e evolução da leitura em cada turma. |
RELATÓRIO DE INTERVENÇÃO
A proposta do reforço escolar para alunos que apresentam dificuldades em acompanhar a série regular em que está inserido n vem surgindo cada vez mais no cenário educacional, diante desta necessidade foi realizado uma prévia de seleção dos alunos que apresentam as dificuldades de desenvolvimento na aprendizagem e convidamos os pais para juntos firmamos um acordo de compromisso e pareceria em prol da melhoria da aprendizagem e da assiduidade dos filhos ao reforço escolar a ser realizado no turno oposto.
Infelizmente apesar de toda a sensibilização feita junto aos pais a baixa freqüência dos alunos vem prejudicando o sucesso desta iniciativa que aparece como mais um suporte a favor da educação de qualidade, desta forma não conseguiu avançar conforme o previsto.
Análise Crítica do Projeto de Intervenção
O objetivo maior do Projeto de Intervenção é melhorar a qualidade do ensino nas séries iniciais,tendo com isso um alicerce mais forte para as séries seguintes.
Como todo projeto encontrou percalços, no que diz respeito à participação das famílias dos alunos envolvidos no reforço escolar no turno oposto. Apoio este importante para o sucesso pretendido.
A escola como um ambiente com espaços diversificados para atividades intelectuais (reforço escolar), buscou suprir as lacunas encontradas, trabalhando a leitura de forma mais efetiva.
Enfim, o primeiro passo foi dado acreditando que é possível fazer educação de qualidade enfrentando desafios, quebrando barreiras e buscando soluções para alcançar objetivo traçado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário